Este projeto, integrado no âmbito do Digital Europe Program, é liderado pela Universidade de Dublin (DCU), e além da Inova-Ria, conta com os parceiros: Universidade de Aveiro, Universidade Autonoma de Barcelona, Barcelona Digital Talent, Drogheda Enterprise Hub / The Mill Enterprise Center.
As empresas estão a adaptar-se a um novo ambiente digital, em grande parte acelerado pela pandemia covid-19, que evidenciou como a economia e a sociedade estão sustentadas nas competências digitais e as falhas que existem representam o maior desafio quer para as PME quer par as empresas consolidadas.
Além das lacunas nas competências digitais básicas, o aparecimento e o rápido crescimento de tecnologias como blockchain, big data e machine learning estão a criar lacunas de competências especializadas.
O projeto pretende abordar este tema, identificando as deficiências existentes no que diz respeito às competências digitais avançadas através da análise detalhada das necessidades no setor das PME que servirá de base para desenvolver um conjunto de cursos de curta duração para colaboradores e desempregados. Os cursos serão alinhados com temáticas como: Inovação e Tecnologia Financeira, Inteligência Artificial, Blockchain, Cibersegurança, Data Analytics & Mchine Learning, Marketing Digital e Desenvolvimento Web.
Este projeto tem um investimento total de cerca de 1,7 M€, e irá desenvolver diversas atividades, nomeadamente workshops, entrevistas, entre outros, numa clara interligação entre a academia e o tecido empresarial, nos três país abrangidos por estas ações (Portugal, Espanha e Irlanda)
Partilhar