O evento, que teve lugar no Teatro Aveirense, (Aveiro), entre as 14h30 e as 17h, foi promovido pelo Consórcio da Agenda Microeletrónica, uma das agendas mobilizadoreas desenvolvida no âmbito do PRR.
A primeira edição da conferência Micro.electronics contou com cerca de 180 participantes e constituiu um debate estratégico sobre a agenda nacional e europeia da microeletrónica e dos semicondutores, procurando incentivar o posicionamento de Portugal neste mercado a nível internacional. Foram apresentadas as ambições e progressos da atividade do Consórcio e apresentados os objetivos no contexto europeu.
Entre os oradores presentes estiveram o Presidente do Plano de Recuperação e Resiliência, Fernando Alfaiate e Diogo Vaz, Conselheiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, especialista em semicondutores e microeletrónica.
Foram debatidos vários temas, nomeadamente a ‘Agenda Microeletrónica’ no contexto nacional, bem como o ‘Futuro Europeu dos semicondutores’. António Barny, Senior Manager od R&D da Amkor Technology Portugal; Rita Santos, Project Manager da Fi Group; Pedro Almeida, Diretor do PCI – Creative Science Park Aveiro Region, Arian Zwegers, Deputy Head of Unit “Microelectronics and Photonics Industry” na Comissão Europeia; Xavier Gómez, Head of Digital Transformation da FI Group; Paulo Freitas, Deputy Director General do INL e o Vice-Reitor da Universidade de Aveiro João Veloso marcaram presença no debate.
O consórcio da Agenda Microeletrónica é constituído por 17 entidades e é liderado pela ATEP – Amkor Technology Portugal. Alinhada com a declaração “A European Initiative on Processors and Semiconductor Technologies” e com o “European Chips Act”, a Agenda Microeletrónica numa lógica integrada de grande proximidade às iniciativas europeias que visam dar resposta às fragilidades do mercado global de semicondutores e mobilizar o crescimento do respetivo setor em Portugal, através de ações focadas em inovação, produção, design, reciclagem e em I&D de soluções tecnológicas.
Partilhar