O projeto apresenta abrangência de intervenção na Região Norte e Centro (NUTS II) e visa a criação de condições para conferir visibilidade internacional às empresas portuguesas que integram o setor através de uma atuação nas vertentes da capacitação, da inovação, da cooperação entre diversos agentes e dinamização de atividades de promoção nos mercados externos que permita responder à deficiente e desajustada visibilidade externa do setor das TICE nacional.
Neste contexto o reforço da internacionalização é estratégico para a viabilidade de todas as empresas deste setor, porque permite diversificar mercados (que são altamente especializados em utilização de TICE) e limitar riscos de expansão.
Tem como objetivos operacionais os seguintes:
(O1.) Aceder a novas competências, boas práticas, conceitos e conhecimentos gerados em espaços com forte dinâmica de inovação, procurando interiorizá-los e integrá-los de forma criativa na base de conhecimento das empresas
(O2.) Reforçar em 20% o grau de exportações do setor TICE, designadamente produtos com alta intensidade tecnológica
(O3.) Reforçar a presença em mercados externos, como alternativa à redução da quota do mercado doméstico
(O4.) Reforçar as redes de cooperação, replicação internacional de relacionamentos estabelecidos com outras empresas/ centros de investigação de I&I
(O5.) Promover o setor TICE português nos mercados-alvo como sinónimo de qualidade, sofisticação e tecnologicamente robustos
(O6.) Promover parcerias internacionais (câmaras de comércio, centros de investigação e desenvolvimento, associações empresariais, agentes, importadores, entre outros)
(O7.) Dinamizar processos de participação e de divulgação a nível internacional (O8.) Atração de investimento estruturante (IDE) para o setor, permitindo que este reforce a sua produtividade e a exposição internacional em cadeias de valor globais
(O9.) Através da participação em feiras internacionais de referência para o setor, (i) identificar as necessidades e as tendências de evolução dos mercados internacionais nos subsectores TICE mais relevantes; (ii) sinalizar os principais clientes e traçar os respetivos perfis de prospeção internacional; (iii) aceder a novos conhecimentos e celebrar acordos de colaboração com agentes internacionais de referência no setor.